domingo, 20 de novembro de 2016

Precisamos mudar essa realidade. Mas como?

        Quando cheguei em casa para almoçar , me deparei com  a reportagem no Jornal do Almoço que dizia que alunos estavam fazendo pedágio com o objetivo de conseguir dinheiro para os professores e arrecadavam alimentos para os mesmos.
       Me choquei realmente com isso. Meu Deus! Não acredito que ser professor é passar por mais esse constrangimento. Acho lindo essas falas que ajudamos muitos os alunos, que o sorriso de um aluno não tem dinheiro que pague, que a melhor coisa do mundo é darmos um pouco de amor e carinho para as crianças com quem trabalhamos.
       Mas pergunto para mim mesmo. Tô trabalhando ou fazendo caridade?
       Quero é ter uma profissão que seja realmente valorizada, de verdade. Não quero ser professor , que nas  férias trabalha para ganhar mais um dinheirinho. Ou tem que ficar em casa, pois não tem condições de viajar.
       Um professor salva muitas vidas, e um médico também. Por que ele ganha mais do que EU?
       Precisamos mudar essa realidade. Mas como?

sábado, 19 de novembro de 2016

Quem foi que inventou a Matemática?

       Essa semana passada, estava explicando umas Histórias matemáticas para os meus alunos do quarto ano. Quando me deparei com a pegunta de um aluno meu:
       _ Sôr quem foi que inventou a matemática, heim? Ai  foi aquela reclamação: _ Não gosto de matemática. É muito cansativa, não é divertida, vamos fazer outra coisa sôr?
       Naquele momento comecei a rir , pois no meu íntimo estava pensando a mesma coisa , não aguentava mais explicar as histórias matemáticas, he, he ,he.
        Mas como um professor- aluno da UFRGS, lembrei-me que estava cursando nesse semestre uma cadeira de Representação do mundo pela Matemática, e resolvi arregaçar as mangas e me dedicar a essa interdisciplina, pois não posso e nem aceito ver um aluno meu sem vontade de aprender uma matéria tão importante para a sua vida . 

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Política!!!! Nããoo!!!

       Sempre que alguém vinha me falar sobre política, eu já saia dizendo, que não gostava desse tipo de assunto. Mas agora estudando e vendo todos esses fatos que estão ocorrendo em nosso país e até as invasões que estão acontecendo em nossas faculdades. 
       Percebo que está na hora de NÓS professores, começarmos a nos envolvermos com a política sim , pois precisamos dela para melhorarmos a educação.
       Como, eu, um deputado federal irei buscar melhorias para um setor que não conheço a fundo? Mas se eu for um professor que já vivenciou todo esse contexto, com certeza irei saber como fazer e o que fazer para melhorar cada vez mais a EDUCAÇÃO em nosso país.
       Tá na hora de arregaçarmos as mangas e começarmos a fazer parte da política , sendo vereadores, deputados, senadores e até presidente. Pois quem vive essa realidade, sabe realmente o que é preciso  fazer para mudar de verdade a Educação do nosso Brasil.

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

          Trabalhei com meus alunos sobre as frutas. Dei para cada grupo livros de poesias sobre as frutas e pedi que fizessem um teatrinho de fantoches. Foi muito interessante pois eles fizeram trabalhos muito lindos. 
          Olha o quanto a literatura é rica e importante no desenvolvimento de nossos alunos. Ela nos abre um leque de atividades que fazem com que os alunos aprendam e  comecem a ter gosto pela leitura de uma forma divertida e criativa.
          Por isso da importância de termos em sala de aula livros bons e com conteúdos interessantes para nossos alunos.

domingo, 31 de julho de 2016

Vivendo o poema. Uhuuu!!

            Apliquei na minha turma de quarto ano, uma atividade solicitada na interdisciplina de literatura infanto juvenil e aprendizagem. E foi muito legal os resultados.
           Os alunos foram divididos em grupos e receberam o poema chamado: Nosso corpo. E a partir  daí iniciaram o trabalho de leitura e compreensão. Após começaram a confeccionar algo sobre o poema e foi muito criativo os trabalhos.
           E o mais interessante e legal foi que eles trabalharam com muita alegria e empenho na realização dessa proposta. Pesquisando e conversando onde é o coração, se iriam fazer os ossos com papel branco ou mais escuro, essas coisas. Construindo seus conhecimentos.

Hora da biblioteca?! Ou hora da bagunça?!

          Trabalho a anos com séries inicias e fazendo as atividades de Literatura Infanto Juvenil e Aprendizagem, percebi que muito pouco trabalho com livros infantis. Geralmente seleciono textos que tragam uma mensagem legal para os alunos, que irão acrescentar em seu aprendizado, faço cópias e entrego aos mesmos explorando intensamente os mesmos.
          Faço isso pois observo que os livros infantis de minha escola não trazem mensagem interessantes para os alunos , muito fora da realidade deles, fazendo-os pegarem o livro sem interesse.
          Por isso que muitas ou quase sempre a Hora da Biblioteca em minha escola é um horror, bagunça, brincadeiras, fazem de tudo menos ler. Fazendo-me repensar o QUÊ fazer ? Para mudar essa realidade.

Dança e música. Tudo de bom!

          Músicas, jogos, brincadeiras, danças, sem dúvidas são muito importantes para o desenvolvimento de nossos alunos. Pois além de trabalharem o cognitivo, afetivo e psicomotor, faz com que as crianças realmente aprendam brincando, felizes, sorrindo, participando com entusiasmo.
          Só que muitas vezes para mim como professor, acabo deixando de lado ferramentas maravilhosas de aprendizagem. Preocupando-me em fazê-los "aprender a ler" e acabo esquecendo que a leitura também é feita através dessas atividades. 
          Mas o que vejo de mais importante é realmente esses fatos me fazerem refletir e contribuírem para a mudança e aperfeiçoamento da minha atuação em sala de aula. Buscando sempre oferecer o melhor para meus alunos.

sábado, 23 de julho de 2016

A música quebrando barreiras.

       Trabalhei em sala de aula a música Borboletinha, apresentada pela nossa professora de música Leda em uma de suas aulas presenciais. Eles adoraram! 
       Ai pedi para os  meninos que soubesse ou quisessem ler a música viessem na frente do quadro ler.
        E o mais legal foi que três dos meninos que foram na frente bem felizes e confiantes para ler , se encontram no nível silábico. Ai está uma grande prova de o quanto a música é uma grande aliada na busca de resgatarmos e auxiliarmos nossos alunos não interessando suas dificuldades.

quinta-feira, 21 de julho de 2016

Jogos lúdicos.

          Hoje em dia o professor precisa além de todos os meios possíveis para conseguir fazer da sala de aula um ambiente atrativo para o aluno. Pois ele tem fora da escola um mundo fascinante de tecnologia e opções divertidas e interessantes.
           E os jogos lúdicos são grandes aliados para conquistarmos os alunos, pois além de divertidos, eles trazem muitos saberes importantes para a vida da criança. 
           Claro que não é tão fácil assim aplicá-los em nosso cotidiano, pois até os alunos começarem a entendê-los, ocorrem discussões, desentendimentos, mas tudo isso faz parte do processo.
E nós, mais uma vez, temos que estar ali à frente de tudo proporcionando, organizando e ensinando. 


Brincadeiras de minha infância.

         Jogar bolita, pular valão, pega-pega, subir em árvore. Brincadeiras inesquecíveis que fazem a gente relembrar dos momentos de felicidade de nossa infância.
          Eram brincadeiras simples mas que nos faziam muito bem , nos divertíamos, criávamos e inventávamos muito.
          Hoje em dia com a modernidade do mundo, tecnologias avançadas importantes e maravilhosas, mas que estão a cada dia que passa fazendo com que nossas crianças deixem de conviver em grupos, em criar brincadeiras e se socializarem. Por isso  que muitas vezes a hora do recreio vira um ringue de boxe, he, he. Não conseguem brincar juntas pois falta o hábito de compartilharem amizades, abraços, afetividade.
           E nada melhor que nós na escola,  oportunizarmos momentos de integração através das jogos e brincadeiras de nossa infância. 

Hora do brinquedo!!!! Nãooooo!

          Estudando o material da interdisciplina de Ludicidade e Educação, fica cada vez mais claro a importância e riqueza proporcionada através do ato de brincar.
          E está me fazendo refletir muito em relação a minha atuação em sala de aula, pois trabalho com um terceiro ano e tenho 26 alunos, sendo que: 10 são nível de terceiro ano, 10 estão em processo encontrando-se no nível silábico e 6 que são pré- silábicos. E não posso como professor deixar de ajudá-los a progredirem.
           Estou sempre tentando proporcionar atividades das mais diferenciadas para que possam avançar cognitivamente. Mas ESQUECENDO-me e muitas vezes NÃO QUERENDO  oportunizar a Hora do Brinquedo, pois : -" Eles estão quietinhos fazendo as atividades." Ai se dou a hora do brinquedo vai começar os gritos, empurrões, brigas, reclamações e eles precisam aprender a LER . E acabo deixando de lado essa ferramenta maravilhosa e rica chamada BRINCAR.   

domingo, 15 de maio de 2016

Cuide da sua saúde!

   

         É incrível, o quanto as atividades estudadas na nossa faculdade de Pedagogia têm muito a contribuir para o nosso melhoramento profissional e pessoal.
         Assistindo o filme: Minha voz, minha vida. Me dei conta o quanto preciso da minha voz e o tão pouco que cuido dela. 
         Meu pessoal! Precisamos urgentemente compartilhar e divulgar esse vídeo, pois traz informações preciosas para nossos colegas professores. Pois estamos tão envolvidos em ensinar a ler, escrever, compreender, que esquecemos de nós mesmos.E com certeza para termos uma educação de qualidade precisamos de professores dedicados, comprometidos não somente com a educação, mas também com sua saúde e bem estar. 

sábado, 14 de maio de 2016

Ultrapassando barreiras.


       Após participar da aula de LIBRAS. Constato cada vez mais a importância que NÓS professores temos em relação ao aprendizado de sucesso ou não de nossos alunos.
       Responsabilidade de oferecer, mostrar, indicar, motivar, orientar, estimular, incentivar e proporcionar meios cada que os mesmos possam cada vez mais buscar e experimentar novos conhecimentos. Fazendo-os  ou muitas vezes, tentando fazê-los entender que para quem quer aprender não interessa a raça, religião, opção sexual, situação financeira, contexto familiar, enfim... Não existe barreiras para quem busca o conhecimentos.
       

Recreio!Hora de brincar ou brigar?


       Realizando as atividades da interdisciplina de  Ludicidade e Educação, que muito fala sobre a importância de brincar. Comecei a constatar que algo de errado estava acontecendo no recreio de minha. Pois sempre ou quase sempre o recreio de meus alunos terminam com alguém machucado, olho inchado, braço dolorido, agressões, discussões e muitas reclamações. O recreio é hora de brincar e não brigar, mas porque está ocorrendo isso? Fui uma semana inteira observar o recreio e realmente percebi que muitos de meus alunos não sabem brincar, pedir desculpa, dialogar sem se agredir verbalmente. E comecei a elaborar um projeto com muitas estratégias para que essa realidade seja mudada, pois brincar é muito importante sim. E brincar com segurança, paz e sem agressões é melhor ainda. Agora é só colocar o projeto elaborado em prática e ver o que irá dar! Logo postarei os resultados.

sábado, 30 de abril de 2016

Livro e sua importância.

       É incrível como um livro mexe com sentimentos dos leitores. Lendo um livro pode-se sorrir, chorar, aprender, se informar, revoltar-se, amar e transformar . E vejo cada vez mais, o quanto é importante eu, como professor, proporcionar e incentivar meus alunos a terem gosto pela leitura. Pois experimento e saboreio a cada nova interdisciplina, estudada na faculdade, novas aprendizagens e novos sentimentos durante as leituras feitas. "Livros não mudam o mundo; Quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas" ( Mário Quintana).

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Aula Magna.

Bom! Ao assistir a palestra, me deparei com discursos lindos, mas sem muita ação. Pois acredito que entrei na faculdade para conquistar um diploma sim. Pois sem ele não terei portas abertas, melhores salários e uma melhora de conhecimentos ( pós graduação, mestrado...). Por mais que eu seja um ser humano que valoriza a história de minha terra, faça o melhor no meu trabalho, me dedique com muito amor e carinho, não vise o dinheiro ou bem estar financeiro. Com certeza se tiver alguém que não tenha as atitudes  acima citadas, e tenha um diploma será mais valorizado pelo fato de possuir um. Se uma faculdade federal quisesse dar um primeiro passo, nem que seja um pequeninho passo para transformar essa realidade relatada pelo palestrante. Deveria em primeiro lugar mudar o método de selecionar os alunos que irão ingressar nessa instituição de ensino, pois é feita uma prova, e se você sabe os conhecimentos exigidos pela instituição ou interpreta de acordo com o pensamento de quem fez a prova , você entra feliz. Mas caso não consiga, tchau! Se quero preparar alunos que busquem " se tornarem melhores" e não simplesmente conquistar um diploma, com certeza tenho que rever esse processo seletivo. Mas voltando ao diploma, claro que junto com ele vem as novas aprendizagens, conhecimentos, amizades, experiências que realmente fazem o estudante tornar-se um ser humano muito melhor.



Jogos na escola.
Hoje em dia a tecnologia toma conta do cotidiano de nossos alunos. Celular, tablet e muitos outros meios de comunicação eletrônicos que fazem o sucesso com a gurizada. E nós,professores, em sala de aula  com: quadro, giz, xerox de vez em quando e muita coragem e criatividade. E o jogo vem como um grande aliado na construção do conhecimentos e valores de nossos alunos. Pois através dele a criança: integra-se, interage, brinca, sorri, socializa, e aprende. Vejo isso quando trabalho com jogos cooperativos com meus alunos. Eles adoram! Só que até eles aprenderem a jogar, muitas aprendizagem ocorrem, tombos, brigas, discussões e também muita alegria. E é claro muitos cabelos brancos aparecem em minha cabeça, he, he. Mas agora tenho um novo desafio: buscar integrar mais esses jogos com a aprendizagem de leitura e escrita. Então bora estudar mais e buscar mais conhecimentos para oferecer uma aula mais divertida e com resultados satisfatórios. Uhuu!!!


A UNIÃO muda a Educação.
Nessa semana tivemos a primeira aula sobre a nova interdisciplina de Ludicidade e educação. E durante a atividade de relatos sobre as atividades vivenciadas durante a aula prática e importância dos jogos para os alunos. Relatei a dificuldades que enfrento na minha escola em relação ao espaço físico e materiais para a realização dos jogos. Situações como:- Querer levar os alunos ao pátio para fazer uma atividade concreta sobre dúzia e meia dúzia por exemplo e naquele momento não poder, pois tem aula de educação física ou após fazermos um passeio até a praia e os alunos sugerirem  construir jogos de memórias  sobre os animais que moram no mar e não ter na escola o material necessário para a confecção dos mesmos. E uma de nossas colegas, após minha fala , disse que deveríamos reagir e não nos  deixarmos envolver por essas situações de dificuldade. Naquele momento me despertou uma nova vontade de continuar com mais vontade ainda deixando de lado esse desânimo e seguir em frente, pois de mãos dadas e na mesma direção, um ajudando o outro com certeza MUDAREMOS a EDUCAÇÂO.  

domingo, 27 de março de 2016

AVALIAÇÃO... Um novo olhar.
Sempre levei a avaliação muito a sério.- Não entregou o trabalho?- Esqueceu em casa?- Não fez?- Não quero saber, zero pra você. - Tu tem que ter responsabilidade!- Não estudou em casa. -Só quer brincar. Estas frases sempre fizeram parte do meu cotidiano escolar. Mas graças a Deus , iniciei minha graduação em pedagogia na UFRGS e comecei a vivenciar uma nova forma de avaliar. Professores e tutores interessados em oferecer o melhor, sempre motivando e buscando alternativas para que eu pudesse alcançar meus objetivos que era realizar as atividades propostas. Nunca ouvi: - Sinto muito não entregou no prazo, não posso fazer nada, zero para você. Alô, acordei, preciso mudar ter um olhar diferente em relação a avaliação de meus alunos. E hoje estou em reconstrução buscando reformular minha forma de avaliar . Vejo agora a avaliação como uma ferramenta importante. Não para cobrar ou reprovar um aluno, mas sim, para através dela oferecer alternativas das mais diversas, fazendo com que o aluno avance sempre em direção ao sucesso escolar. 
Workshop de aprendizagem.
Depois de passar quase dois meses realizando as atividades de recuperação, enfim chega o grande dia da apresentação do Workshop de aprendizagem. Momento esse muito importante, pois temos a oportunidade de  expressarmos verbalmente as aprendizagem construídas durante o semestre. Fora a ansiedade em relação ao tempo de apresentação. Dez minutos! Hora de mais uma vez compreendermos a importância do tempo, de organiza-lo, planeja-lo e não desperdiça-lo. Bom missão cumprida, tentei inovar, fazer diferente, pois é por isso que estou fazendo uma graduação. Para fazer a diferença na educação e não simplesmente ter um diploma.Bora esperar o resultado da minha apresentação. Uhuuuu! 

quinta-feira, 3 de março de 2016

Uhuuuuu! Enfim acabei todas as atividades de recuperação, graças a DEUS.E mais um grande aprendizado, nunca deixar as coisas para fazer depois e organizar o tempo, pois ele é precioso. Agora é só me prepara para o Workshop de aprendizagem.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Iniciando os preparativos para o WORKSHOP de aprendizagem Refletir o que aprendi, o que melhorei, o que cresci durante esse semestre. Está sendo muito importante, pois vejo o quando de material útil e proveitoso  recebemos durante as aulas. E mudanças significativas na minha maneira de atuar em sala de aula.
História muitas vezes ou quase sempre não muito amada por nós alunos. Por serem alunas um pouco cansativas, com textos complexos e muitas vezes com conteúdos não concretos. Mas que tem uma importância muito grande, pois o que seria de nós sem a nossa HISTÓRIA né? As vezes boas, outras ruins mas sem elas não haveria evolução e crescimento na nossa  caminhada pela vida.
Não podemos parar no tempo. Pois o mundo não para, está sempre inovando e modificando. É preciso que nós professores, estejamos acompanhando essas mudanças e nos inserirmos de alguma forma nelas para podermos usarmos esses conhecimentos em nossa sala de aula. Assim cada vez mais os alunos terão prazer em estar na escola. Por isso quanto mais  inovarmos e trazermos o mundo lá de fora para dentro da escola melhor.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Estou gostando muito dessa nova experiência de estar construindo meu Portfólio de Aprendizagem. Escrever minhas aprendizagens interligando a minha vida cotidiana é muito legal. Além de aprender mais , posso refletir sobre minhas atitudes e buscar novas formar de me organizar e melhorar não só nos estudos , mas em todas as as partes da minha vida.

domingo, 3 de janeiro de 2016

Infância fase de grandes experiências e muitas descobertas. Onde a criança com seu olhar puro e inocente vê o mundo com esperança e não tem medo de buscar e ir atrás de suas conquistas. Que nós possamos ser que nem as crianças,sempre buscando novas experiências e novas descobertas. E nunca perdendo a vontade de sonhar, transformar e buscar um mundo melhor.
Quanto a criança encontra-se numa sala de aula onde não consegui acompanhar a turma, de duas uma ou ela se fecha ou ela parte pra bagunça. E hoje em dia temos em nossa realidade alunos com muitas dificuldades em aprender, que não conseguem entender o que está se passando ao seu redor dentro da sala de aula.Vi isso na prática, pois tentando fazer o PBworks,tenho muita dificuldade em trabalhar com esse instrumento, me agito, arrumo outras coisas para fazer, pois é melhor fazer outras tarefas do que me esforçar para resolver esse problema. Então a lição que tiro é que sendo professor preciso arrumar uma maneira de motivar e fazer meu aluno querer aprender o que ele não sabe. Oferecendo a ele todas as possibilidades possíveis.

sábado, 2 de janeiro de 2016

"O OLHAR NUNCA É IGUAL.
                                UM LUGAR NUNCA É O MESMO.
                                                            UM NOVO OLHAR MUDA O LUGAR,
                                                                              E UM LUGAR MUDA QUEM OLHA."
Fazendo o retrato da escola, percebi a importância de conhecermos melhor o local onde trabalhamos. Saber o número de salas, nomes dos profissionais, filosofia da escola e muito mais... Nos faz refletir e valorizarmos o local onde passamos algumas ou muitas horas do nosso dia. Nos fazendo refletir, e reformularmos alguns conceitos e principalmente a partir de agora incentivar e conscientizar os alunos dá importância desse espaço tão rico e acolhedor que é a ESCOLA.