Estudando o material da interdisciplina de Ludicidade e Educação, fica cada vez mais claro a importância e riqueza proporcionada através do ato de brincar.
E está me fazendo refletir muito em relação a minha atuação em sala de aula, pois trabalho com um terceiro ano e tenho 26 alunos, sendo que: 10 são nível de terceiro ano, 10 estão em processo encontrando-se no nível silábico e 6 que são pré- silábicos. E não posso como professor deixar de ajudá-los a progredirem.
Estou sempre tentando proporcionar atividades das mais diferenciadas para que possam avançar cognitivamente. Mas ESQUECENDO-me e muitas vezes NÃO QUERENDO oportunizar a Hora do Brinquedo, pois : -" Eles estão quietinhos fazendo as atividades." Ai se dou a hora do brinquedo vai começar os gritos, empurrões, brigas, reclamações e eles precisam aprender a LER . E acabo deixando de lado essa ferramenta maravilhosa e rica chamada BRINCAR.
Oi Cristian,
ResponderExcluirLinda reflexão! Que bom que estas olhando para tuas práticas e questionando-as, esse é o primeiro passo para a mudança. É importantíssimo esse olhar crítico pois reconhecendo nossas ações de hoje podemos transformá-las e qualificá-las amanhã. As crianças também podem fazer aprendizagem significativas brincando: que tal aplicar um bingo? um jogo de caça palavras e montar palavras?
O brincar pode ser usado de várias formas tanto para trabalhar conteúdos como para desenvolver habilidades ou brincar por brincar...
Abraços, Tutora Tais