Lendo o texto Aprendizagem humana: Processo de Construção de Fernando Becker e Tania Marques, onde me deparei com o seguinte parágrafo:" ... o professor pode facilitar ou dificultar o processo, aumentando a
ansiedade ou auxiliando o aluno a controlá-la. Se o professor insiste na imperfeição do
aluno, no constrangimento pelo seu desconhecimento, pela sua falta, pelo seu erro, maior
dificuldade, provavelmente, o aluno terá para admitir seu erro, não desejando, portanto,
aprender, já que isso significará admitir sua incapacidade. Ao contrário, se o erro puder
fazer parte do processo – não como algo a ser castigado, mas como uma tentativa de
encontrar uma resposta, que tem uma lógica em si – a curiosidade, a iniciativa e o desejo de
encontrar respostas podem ser sentidos como positivos. "
E foi bem essa situação que ocorreu comigo aluno do Curso de Pedagogia a distância da UFRGS. Todos os semestres sempre acabo ficando em exame pelo fato de nunca concluir as atividades propostas pelos professores do curso. Muitas vezes por falta de tempo, planejamento, desinteresse e situações que sempre me fazem não alcançar o objetivo do semestre.
E sempre em todos os semestre encontro o nosso Coordenador do Curso o professor Crediné um facilitador , um profissional que sempre está pronto para nos ajudar e auxilar nessa nossa caminha ruma minha formação. Obrigado Sôr!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário