domingo, 3 de setembro de 2017

DIVERSIDADE.

           Hoje em dia usamos muito a palavra DIVERSIDADE.  Aprender a viver em um ambiente de diversidade é um dos principais desafios do nosso mundo atual, e, portanto, da Educação.
             Ao longo da vida escolar, os alunos se deparam com todo tipo de diferença: de gênero, raça, valores, religião, expressão da sexualidade, ritmos de aprendizagem, configurações familiares etc. Diante dessa realidade, nós, educadores, pregamos o discurso da tolerância e do respeito. No entanto, nem nos perguntarmos sobre a origem das atitudes discriminatórias.
           Dai a importância de buscar na nossa prática diária maneiras de conduzirmos esse assunto em sala de aula de uma forma que não venha agredir e nem mexer com a autoestima de nossos alunos. Tarefa essa nada fácil.

3 comentários:

  1. Olá, Cristian. Ir a fundo na busca da origem das práticas discriminatórias é uma das formas de combater o preconceito, a intolerância. Porém, como a escola deve agir para assegurar o respeito à diversidade, sendo que muitas vezes essas práticas discriminatórias vêm de professores e funcionários? Como garantir, na prática, esse direito?

    ResponderExcluir
  2. Realmente Simone vejo essa discriminação por parte de muitos colegas de escola pelo fato de não conhecerem acabam discriminando. Várias vezes colegas me chamam e dizem: _ Vai lá falar com ele pois tu tem mais vivência nesse assunto do que eu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E mais temos que tomar muito cuidado em trabalhar com esses assuntos , pois muitas vezes os alunos mesmos não aceitam e muito menos os pais.

      Excluir