Hoje em dia usamos muito a palavra DIVERSIDADE. Aprender a viver em um ambiente de diversidade é um dos principais desafios do nosso mundo atual, e, portanto, da Educação.
Ao longo da vida escolar, os alunos se deparam com todo tipo de diferença: de gênero, raça, valores, religião, expressão da sexualidade, ritmos de aprendizagem, configurações familiares etc. Diante dessa realidade, nós, educadores, pregamos o discurso da tolerância e do respeito. No entanto, nem nos perguntarmos sobre a origem das atitudes discriminatórias.
Dai a importância de buscar na nossa prática diária maneiras de conduzirmos esse assunto em sala de aula de uma forma que não venha agredir e nem mexer com a autoestima de nossos alunos. Tarefa essa nada fácil.
Olá, Cristian. Ir a fundo na busca da origem das práticas discriminatórias é uma das formas de combater o preconceito, a intolerância. Porém, como a escola deve agir para assegurar o respeito à diversidade, sendo que muitas vezes essas práticas discriminatórias vêm de professores e funcionários? Como garantir, na prática, esse direito?
ResponderExcluirRealmente Simone vejo essa discriminação por parte de muitos colegas de escola pelo fato de não conhecerem acabam discriminando. Várias vezes colegas me chamam e dizem: _ Vai lá falar com ele pois tu tem mais vivência nesse assunto do que eu.
ResponderExcluirE mais temos que tomar muito cuidado em trabalhar com esses assuntos , pois muitas vezes os alunos mesmos não aceitam e muito menos os pais.
Excluir