Tivemos durante uma das aula da interdisciplina Seminário Integrador V, uma dinâmica muito interessante que me fez repensar muito em relação a forma de como vemos ou analisamos uma situação.
A tarefa foi ler um texto e logo após realizar uma reflexão escrita. Na segunda etapa, em duplas, discutir sobre o que foi compreendido. E nesse momento me dei conta que eu tinha entendido de uma forma e minha colega de outra bem diferente. Deixando bem claro as varias formas de "olharmos " uma mesma situação.
E como educador refleti que muitas vezes explico uma tarefa e muitos alunos entende de uma forma um pouco diferente a que foi solicitada. Ou até mesmo quando planejamos uma aula e ela não sai da forma que achávamos que seria. Ou quando estamos nos esforçando para fazermos o melhor em sala de aula e surgem crítica que muitas vezes nos desestimulam.
Outros olhares,outras interpretações e compreensões. E assim vamos construindo juntos um futuro melhor para a educação brasileira. É o que esperamos né?!
Ola, Cristian. Como diz o ditado: "cada cabeça, uma sentença!". Na tua visão, o que é responsável por essas várias interpretações de uma mesma situação?
ResponderExcluirQual tua atitude frente as diferentes interpretações de teus alunos?