Como já relatei muitas vezes durante esse semestre, trabalho com uma turma de terceiro ano com 25 alunos sendo que só 5 sabiam ler.
Com o passar dos meses as coisas foram melhorando e hoje minha turma já tem 15 alunos que estão lendo. É uma grande felicidade saber que as atividades aprendidas na faculdade contribuíram muito para o sucesso desse resultado.
Mas tenho ainda dez alunos silábicos e preciso ter um olhar diferenciado para melhor atendê-los. Além de estarem em processo na leitura, são alunos muito indisciplinados. E como estamos estudando sobre gestão democrática, resolvi fazer um projeto chamado Monitoras da turma 34.
Está sendo um sucesso graças a Deus. Fiz uma escala de terça-feira até quinta e recebo as mães que querem me ajudar na turma. E sempre nesses dias preparo aulas dinâmicas que elas possam interagir com a turma, ajudando a ler, montar, colar e pintar. Tenho que ter o cuidado de planejar atividades bem significativas onde as mães também se sintam uteis.
Esta experiência está sendo muito rica e os alunos estão adorando. E faço questão sempre de priorizar as mães dos alunos mais indisciplinados para me ajudarem.
Na foto postada mostra a mãe do meu aluno João, com 10 alunos, que além de ser muito indisciplinado, encontra-se no nível silábico. Agora com a mãe dele indo me ajudar ele está mais calmo e esforçado.