domingo, 26 de fevereiro de 2017

A união faz a força.

       De uma atividade de reconhecer o espaço em que vive, é trabalho: confiança, respeito, lateralidade, determinação, tato, valores, coleguismo e muitas outras coisas importantes para o bom desenvolvimento de nossos alunos.
       Integrar as disciplinas é encantador. De uma explicação de matemática passo para uma prática de ciência e quando nos damos conta já estamos produzindo um texto de tudo que foi vivido e experimentado durante aquela atividade. E viva a interdisciplinariedade.

O Lúdico e a Matemática.

              Trabalhar matemática em sala de aula sempre foi um grande desafio para mim, pois não tenho grandes amores por ela.
               Mas vendo que meus alunos possuíam muitas dificuldades em entender certas atividades, me obriguei a buscar novas maneiras de ensinar e apresentar a matemática.
               E agora estudando a interdisciplina de Matemática,foi de grande aprendizado e  me trouxe muitas  idéias novas e teorias bem interessantes.
              Agora começou um novo ano letivo e junto com ele novos desafios, mas já tenho em meu planejamento fazer  Oficinas com os pais e alunos para confeccionarmos alguns materiais para ser usados nas aulas de matemática, tais como: Bingo com números até 1.000; Jogos de memórias com as quatro operações; Trilha ; Muro numérico móvel; entre outros que irão surgindo, com o objetivo de ensinar a matemática de forma prazerosa onde o aluno aprenda com alegria e motivação.
               

sábado, 25 de fevereiro de 2017

Experiência do ovo cozido e cru.

       Após ter feito o experimento do saco com água e lápis em sala de aula. Pedi aos meus alunos que pesquisassem uma experiência de Ciências e apresentassem aos colegas.
       De 25 alunos apenas 5 apresentaram um experimento. Mas dentre estes o que mais me chamou a atenção e também chamou muito a atenção da turma foi o da minha aluna Brenda de 9 anos, onde sua família é muito comprometida com a educação da mesma.
       Ela chegou na sala com 2 ovos. Um deles com uma lista azul e o outro com uma lista vermelha. E girou os dois sobre a mesa. Um girou mais e o outro menos. Aí ela perguntou: Por que um girou mais e o outro menos?
       Foi aquela loucura eles tentando descobrir, mas não poderiam encostar e nem segurar os  ovos.
       No final ninguém acertou e nem eu, he, he.
       Ela tirou um papel que estava dentro do caderno e leu uma explicação científica, e resumindo o ovo que girou mais foi o com a fita azul pois estava cozido.
       Quer saber o por quê?
        Bora pesquisar!!!!

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Mercadinho.

       Mais um início de ano letivo. Novamente com um terceiro ano e com grandes desafios, 25 anos sendo que desses 5 estão a nível de terceiro ano, e os demais: pré silábicos e silábicos.
       Não é fácil me deparar com essa realidade, pois onde eles deveriam estar aperfeiçoando sua leitura e escrita , estão é começando a se alfabetizar.
       E para minha surpresa,  fazendo agora essa semana a atividade da interdisciplina de Ciências sobre o Mercadinho, resolvi aplicar na minha turma e o resultado foi muito bom , pois os alunos adoraram . Todos conseguiram fazer com motivação pelo fato de que os que não sabiam ler conheciam os produtos e identificavam os mesmos. Foi um sucesso.
       Além de cada um relatar como separou os produtos selecionados.  A resposta que me chamou mais a atenção foi do meu aluno que já esta com 11 anos e já é repetente no terceiro ano pela terceira vez. Ele disse: _ Separei assim: Doces, bebidas, comidas e carnes.
       E mais uma vez uma atividades proporcionada na minha faculdade, me ajudou a oferecer um ensino de qualidade aos meus alunos.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

O incrível saco furado que não vaza.

       Não sou muito de fazer experiências em sala de aula pelo fato de todo transtorno que dá pois não temos um local apropriado para a realização das mesmas, um laboratório de ciências. Ai dá aquela confusão as tias reclamando que sujamos a sala , as classes, e assim vai...
       Mas tendo que realizar  um experimento em sala de aula para apresentar na faculdade, escolhi a do saco e me surpreendi. Pois os alunos amaram!
       Fiquei muito feliz pois eles estavam realizados com o experimento. 
       E assim iniciando mais um desafio na minha vida profissional, inserir em minhas aulas experimentos onde os alunos criem, mexam, experimentem e trabalhem com os mais variados  tipos  de materiais. Assim motivando-os e incentivando-os a buscarem cada vez mais.