sábado, 30 de abril de 2016

Livro e sua importância.

       É incrível como um livro mexe com sentimentos dos leitores. Lendo um livro pode-se sorrir, chorar, aprender, se informar, revoltar-se, amar e transformar . E vejo cada vez mais, o quanto é importante eu, como professor, proporcionar e incentivar meus alunos a terem gosto pela leitura. Pois experimento e saboreio a cada nova interdisciplina, estudada na faculdade, novas aprendizagens e novos sentimentos durante as leituras feitas. "Livros não mudam o mundo; Quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas" ( Mário Quintana).

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Aula Magna.

Bom! Ao assistir a palestra, me deparei com discursos lindos, mas sem muita ação. Pois acredito que entrei na faculdade para conquistar um diploma sim. Pois sem ele não terei portas abertas, melhores salários e uma melhora de conhecimentos ( pós graduação, mestrado...). Por mais que eu seja um ser humano que valoriza a história de minha terra, faça o melhor no meu trabalho, me dedique com muito amor e carinho, não vise o dinheiro ou bem estar financeiro. Com certeza se tiver alguém que não tenha as atitudes  acima citadas, e tenha um diploma será mais valorizado pelo fato de possuir um. Se uma faculdade federal quisesse dar um primeiro passo, nem que seja um pequeninho passo para transformar essa realidade relatada pelo palestrante. Deveria em primeiro lugar mudar o método de selecionar os alunos que irão ingressar nessa instituição de ensino, pois é feita uma prova, e se você sabe os conhecimentos exigidos pela instituição ou interpreta de acordo com o pensamento de quem fez a prova , você entra feliz. Mas caso não consiga, tchau! Se quero preparar alunos que busquem " se tornarem melhores" e não simplesmente conquistar um diploma, com certeza tenho que rever esse processo seletivo. Mas voltando ao diploma, claro que junto com ele vem as novas aprendizagens, conhecimentos, amizades, experiências que realmente fazem o estudante tornar-se um ser humano muito melhor.



Jogos na escola.
Hoje em dia a tecnologia toma conta do cotidiano de nossos alunos. Celular, tablet e muitos outros meios de comunicação eletrônicos que fazem o sucesso com a gurizada. E nós,professores, em sala de aula  com: quadro, giz, xerox de vez em quando e muita coragem e criatividade. E o jogo vem como um grande aliado na construção do conhecimentos e valores de nossos alunos. Pois através dele a criança: integra-se, interage, brinca, sorri, socializa, e aprende. Vejo isso quando trabalho com jogos cooperativos com meus alunos. Eles adoram! Só que até eles aprenderem a jogar, muitas aprendizagem ocorrem, tombos, brigas, discussões e também muita alegria. E é claro muitos cabelos brancos aparecem em minha cabeça, he, he. Mas agora tenho um novo desafio: buscar integrar mais esses jogos com a aprendizagem de leitura e escrita. Então bora estudar mais e buscar mais conhecimentos para oferecer uma aula mais divertida e com resultados satisfatórios. Uhuu!!!


A UNIÃO muda a Educação.
Nessa semana tivemos a primeira aula sobre a nova interdisciplina de Ludicidade e educação. E durante a atividade de relatos sobre as atividades vivenciadas durante a aula prática e importância dos jogos para os alunos. Relatei a dificuldades que enfrento na minha escola em relação ao espaço físico e materiais para a realização dos jogos. Situações como:- Querer levar os alunos ao pátio para fazer uma atividade concreta sobre dúzia e meia dúzia por exemplo e naquele momento não poder, pois tem aula de educação física ou após fazermos um passeio até a praia e os alunos sugerirem  construir jogos de memórias  sobre os animais que moram no mar e não ter na escola o material necessário para a confecção dos mesmos. E uma de nossas colegas, após minha fala , disse que deveríamos reagir e não nos  deixarmos envolver por essas situações de dificuldade. Naquele momento me despertou uma nova vontade de continuar com mais vontade ainda deixando de lado esse desânimo e seguir em frente, pois de mãos dadas e na mesma direção, um ajudando o outro com certeza MUDAREMOS a EDUCAÇÂO.