quinta-feira, 31 de dezembro de 2015


Adeus  2015!! Obrigado por seus ensinamentos, vitórias, fracassos, alegrias e aprendizados. Hoje me vejo melhor, como ser humano e principalmente como profissional. Obrigado UFRGS, por esse curso de graduação maravilhoso , que está me possibilitando  melhorar e crescer a cada dia mais . E que venha 2016!!! Uhuuuuuu!

domingo, 27 de dezembro de 2015


Bom,hoje comecei a fazer as atividades de Psicologia e estou achando muito interessante esse assunto sobre Psicanálise. Lendo os textos, achei interessante relatar essa situação que ocorre comigo em relação a faculdade. Minha falta de vontade de estudar, mas  ao mesmo tempo perceber o quanto é importante para mim ter uma graduação, além de ser uma oportunidade maravilhosa estudar na UFRGS, mas ao mesmo tempo seria melhor, ao invés de estar aqui escrevendo e estudando, estar indo no show dos cantores sertanejos Jorge e Mateus. Olha só o trabalho que estou dando para o meu ego. Meu id quer ir no show, se divertir. Meu superego diz: isso é errado vai estudar e o coitado do meu ego procurando estratégias e organizando tudo isso. Jesus!!!!!!!

sábado, 26 de dezembro de 2015


       Bom, esse semestre foi muito importante para mim, pois comecei a entender que o sucesso de um ser humano começa através do planejamento e da organização do seu tempo. Senti isso na pele, pois comecei a faculdade a distância e até agora encontro dificuldade em organizar meu tempo para melhor realizar minhas tarefas. Mas como dizem: "Tudo é treino", e aos poucos vou começando a me organizar, assim, entendendo que quanto mais organizado estiver melhor será para mim .
Meus alunos apresentando um Musical sobre a Escola.
       A vida está sempre em movimento. E nós professores devemos estar sempre dispostos a aprender, inovar e buscar cada vez mais conhecimentos para oferecermos aos nossos alunos aulas com mais qualidades, dinâmicas e muito mais atrativas.
        Claro que isso não é fácil não, pois nos deparamos com muitos obstáculos durante nosso dia- a- dia como: falta de recursos físicos e  materiais, apoio pedagógico, incentivos e muitos outros. Mas como diz Emília ferreiro:" A função do professor, tanto da pré-escola como do ensino fundamental é fazer com que todas as crianças tenham essas vivências". Então galera bora oferecer o nosso melhor para essas crianças que na grande maioria o único lugar onde  ela se sente bem é na nossa sala de aula.

sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Minha aluna do 3º ano, descobrindo a escrita.s
       Já trabalho com séries iniciais a 15 anos. E na maioria das vezes sempre trabalhei com 4º ou 5º anos. Nunca havia trabalho com alfabetização. Mas esse ano de 2015 fui chamado no concurso de Tramandaí e tive que pegar um 3º ano. Foi muito chocante para mim pois me deparei com alunos que não estavam alfabetizados e muitos deles nos níveis pré silábico e silábico. Como dizem Deus escreve certo por minhas tortas, he, he. Todos os conteúdos da disciplina de Alfabetização estão me ajudando muito nessa minha nova experiência.